domingo, 7 de agosto de 2011

Wacom Bamboo Touch versus Genius Pen Tablet


Hoje, fazendo a comparação de Wacom Bamboo Tablet contra Genius Tablet!

 
Tanta gente me indicando Tablet da Bamboo, que é cara pra xuxu, e todo mundo falando mal da Genius e de outras marcas. Testei VÁRIAS e  VÁRIAS marcas que amigos e amigas haviam comprado já, vi vários modelos bizarros,  etc. Testei sensibilidade, testei velocidade, delay, qualidade, tempo de funcionamento, etc.

Os que farei comparação hoje serão a Wacom Bamboo Touch modelo CTT460, que é a mais atual das Touch, e a melhorzinha (acima desta, sóa  Pen & Touch que tá mais de 2mil reais nas lojas), e a Genius G-Pen F350 3x5 Ultra Slim Portable Tablet.



A primeira, posso lhes dizer, não passa de uma versão aumentada do mouse de dedo de notebooks, e só! é uma porcaria como Tablet para a maioria dos trabalhos, só serve como mouse mesmo, e olhe lá. Responde em tempo real, sem delay, mas, pra trabalho, serei sincero, só serve pra quem trabalha com modelagem 3D, porque, pra se usar com Photoshop, ou mesmo com PAINTBRUSH, este não é lá grande coisa, e ainda te deixa frustrado durante o uso! Usei durante 2 meses para poder usar até o talo, de todas as maneiras possíveis, e realmente, não fiquei NADA satisfeito! A versão PEN é melhor que a Touch, quanto á Wacom Bamboo mesmo, e ainda assim, o modelo mais caro da Pen da Wacom Bamboo ainda tem sensibilidade comprometida, nem sempre corresponde ao que você está fazendo. Pode se dizer que, até é boazinha, mas, pra quem quer trabalhar profissionalmente, sempre vai ter de corrigir um errinho ou outro, porque pode dar alguma pane de segundos e voltar ao normal.


Por outro lado, temos a Genius G-Pen F350 3x5 Ultra Slim Portable Tablet (o modelo para levar de um lado pro outro, ao invés da 15x25 ou outro maior. Escolhi este modelo porque eu vivo viajando e não h´possibilidade de locomoção de um modelo maior/comum), que, inicialmente, antes de configurar dava um certo delay, mas, após configurar, ficou uma beleza! Admito, não tenho reclamação alguma quanto ao funcionamento deste modelo, e é inclusive o que eu mais estou usando para trabalhos profissionais! O programa que vem com este modelo não é lá grande coisa, pra configurar e tals, mas, é funcional. Recomendo testar a sensibilidade diretamente no Photoshop para configurar, para se ter uma noção melhor na hora de preparar ao seu modo de uso! Até agora, não me trouxe nenhum problema!

O incrível das Pen Tablets é que, até agora, não vi UM MODELO SEQUER que tivesse uma caneta fininha, todas sempre são meio grossas, como se estivéssemos usando canetas esferográficas de antigamente de 2 a 5 cores, mas, isso é devido áo uso de pilha AAA para seu funcionamento, o que não compromete grande coisa no seu uso. Digo isso tnato na marca GEnius, quanto na Bamboo e em qualquer outra que eu tenha visto até o momento. Há uma marca "Alguma coisa TECH" (preciso prestar mais atenção nos nomes das marcas), que minha noiva usa, que, mesmo meio desconhecida, a única reclamação dela é quanto ao diâmetro da caneta, mas, é o memso de qualquer outra marca. Se houvessem canetas de Tablets mais fininhas, nem que fossem recarregáveis ao deixar encostadas em algum ponto da Tablet, ajudariam muitas das pessoas que tem dificuldade pela "grossura" da caneta.

Admito, ambas as marcas são boas, mas, peguei uma afeição maior pelo Tablet da Genius, que atendeu melhor ás minhas necessidades (desenhar e modelar). A Wacom Bamboo Touch, recomendo mais como uso de mouse, então, para uso de trabalho, realmente é melhor usar os modelos Pen Tablet mesmo.

Uma coisa que eu curto muito é que, atualmente, todas as Pen Tablets vem com folhas de papel com indicação de cada tipo de Windows ou Macintosh, para você botar debaixo da "camada" da Tablet aonde se usa a caneta, para saber dos botões adicionais do modelo de Tablet, para não se atrapalhar quanto ás configurações!

Espero ter ajudado ao menos um pouco ás pessoas que ainda irão comprar seu primeiro Tablet, para não comprarem o mais caro achando que vai dar certo, se de repente o mais barato compensar mais e for melhor para a sua utilização futura.

YATTA!

bye-Q!

5 comentários:

  1. Pra mim foi mais do que útil,teh pq pretendo ter um tablet qd eu montar um i7 XD

    ResponderExcluir
  2. Desculpa ai mas você deveria ter analisado mais, tipo o modelo que você escolheu para compara eh sim uma versão do"mouse" dos not e ele não chega no valo de mil reais nem mesmo na epoca em que você postou! E sim a bamboo é bem melhor que a genius só pra ti não ficar triste nem axar que é uma critica ruim esta aqui o site da wacom com uma mesa digitalizadora otima e acessível para quem esta começando (bamboo connect). Possui um tamanho bom e uma melhor qualidade em durabilidade e imagem. http://www.wacom.com/en/Products/Bamboo/BambooTablets.aspx

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Eu tenho uma da "Alguma coisa TECH" (que na verdade é C3 tech uma marca brasileira eu acho!) ela é muito boa! Mas pretendo troca-la estava em duvida entre uma bamboo e uma genius e esse post realmente ajudou. Quando for comprar vou optar por uma genius que tem um valor bem em conta,é simples e boa principalmente pra mim que só desenho por hobby X)

    ResponderExcluir
  4. Sobre o papel que vem pra colocar debaixo da "camada", como você consegiu colocar neste modelo?? Juro que até agora nao descobri!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, eu demorei uma meia hora pra perceber que o plástico aonde passamos a caneta ou o dedo, se você a levantar de potna cabeça e puxar com o dedo arrastando, desgruda um pouco... Pela pressão na fábrica, fica uma dificuldade enorme pra gente notar... Mas, não tive coragem de tirar mais, até hoje, auhuhauha

      Excluir