segunda-feira, 13 de junho de 2011

Irish Coffee


IRISH COFFEE...


O drinque foi inventado no porto de Foynes por seu chef Joseph Sheridan na década de 1940 (Foynes foi o precursor do aeroporto de Shannon no oeste da Irlanda). A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.

Segundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um vôo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou "Isto é café brasileiro?" ao qual Joe respondeu, "Não, é café irlandês!"

Variações

Desde então, diferentes versões da bebida surgiram, como o kentucky coffee que substitui o uísque irlandês por uísque bourbon. Outra variação comum consiste em adicionar Baileys ao invés do uísque.

Preparação:

1- O café deve ser preparado normalmente, de preferência usando-se uma prensa francesa (french press ou cafetière);
2- O uísque e o açúcar são adicionados e misturados com o café. O açúcar ajuda a evitar que o creme se misture às bases, quando utilizado no lugar do chantilly;
3- Um pouco de chantilly é colocado por cima — usa-se a parte posterior de uma colher para evitar a mistura quando substituído por creme com consistência mais líqüida.
4- O chantilly (ou o creme) deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.

Ok, não entendeu? Explicarei de modo melhor abaixo!

Ingredientes:

• 1 1/4 Oz Irish Whiskey (27 ml de whiskey irlandês [pode ser o Jameson])
• 2 1/2 Oz Café Quente (45 ml de café forte quente [expresso, de preferência])
• 1 Oz Creme de Leite fresco (18 ml de creme de leite fresco batido ou chantilly)
• 1 colher de bar de Açúcar mascavo

Modo de preparo:

• Misture o Café, o Whiskey e o açúcar em uma taça para Coquetéis Quentes
• Adicione o creme de leite cuidadosamente com uma colher para que ele fique no topo

Lembrando que 1 Oz é equivalente a 30 ml.

Ok, prefere que eu diga o modo de preparo ao estilo "Ana Maria Braga" ou mesmo "Palmirinha"? Aqui vai:

Escalde uma taça para Irish Coffee com água quente. Coloque o açúcar na taça e, em seguida o uísque. Complete com o café, deixando espaço para o creme de leite no copo. Mexa bem e deixe o líquido descansar um pouco. Então, vá adicionando o creme de leite, despejando sobre as "costas" de uma colher aquecida bem devagar. É indispensável que o creme de leite flutue na superfície do Café, sem se misturar a ele, pois deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.


Curiosidades sobre o Irish Coffee:

O irish coffee ( Café Irlandes), e a fusão do café e uísque irlandês cobertos com uma camada de creme ou chantilly , é uma das receitas de café mais famosas do mundo.

O Irish Coffee é um café digamos assim de luxo, mais pode ser feito facilmente em sua casa. Sua beleza e complexidade da a fama de uma bebida quente feita para realmente aquecer os corações. E é preciso estar preparado para tomar um bom café forte com um tradicional uísque irlandês.



Café Irlandês e Uísque Irlandês

O uísque irlandês é um uísque normal, só que como não é feito na Escócia , portanto, recebe o nome de “whiskey”, com um “e” a mais. E “whisky” é apenas na Escócia. Nos outros lugares do mundo é “whiskey”.

O Irish Coffee é a mistura de basicamente três produtos: uísque irlandês, café e creme de leite fresco batido. Nos bares trocaram o creme de leite por chantilly, mas com o creme é certeza que fica melhor (experiência própria). Para finalizar a receita, é acrescentado também um pouco de açúcar cristal, mas tradicionalmente é feito com açúcar mascavo (o açúcar mascavo de beterraba, muito usado na Europa).


Gostou? Comente, dê sua opinião! E se quiser, peça alguma receita, algum review/preview de filmes/jogos/seriados/etc... O que estiver ao nosso alcance, faremos! ^^"

YATTA!

bye-Q!

11 comentários:

  1. Pra mim, o melhor café ainda é aquele café com leite da padaria, no copo americano.

    ResponderExcluir
  2. mas, em várias padarias, aquele cafézinho com leite não é grande coisa... X.x

    Depende da padaria, do jeito que foi feito o café, do tipo de pó do café, da marca do leite, etc... Mas, sim, eu curto "Caffée Latte" (Café com Leite) uhauhauha

    ResponderExcluir
  3. Dá pra ficar bêbado com isso ou nem rola? õ_o No mais, bom post!
    xD

    ResponderExcluir
  4. pra isso, só depende do metabolismo da pessoa... se for fraca rpa whisky, sim, dá rpa ficar bêbado, se for razoável, só esquenta o corpo mesmo! Mas, o sabor é bom, vale a pena conferir! ^^"

    ResponderExcluir
  5. A bebida tbm fica otima com açucar mascavo, antes do preparo adicionar um pouco de licor de cereja, a gosto, para dar um gosto mais suave.Exelente acompanhante de bolos doces e perfeita para fumantes ou roles com os amigos.

    ResponderExcluir
  6. Curti as dicas, Coiote! Não sou fumante, então, sigo a idéia do rolê com amigos mesmo, e dos bolos doces! ^^"

    ResponderExcluir
  7. Ñ curto café,mas esse eu quero *¬*

    ResponderExcluir
  8. é muito bom sim! o amargo dele nãoé ruim, e é o q eskenta o corpo num dia frio!

    ResponderExcluir
  9. Cigarro eh a chupeta do capeta u.u

    ResponderExcluir